Copia e Impressao
Bem Vindo ao Fórum Reparo em Impressoras ,
Vamos trocar experiências ?
Poste aqui ,algum defeito com a solução.

Revelando os segredos da remanufatura dos fusores para a HP LJ 4250/4350/4345

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Revelando os segredos da remanufatura dos fusores para a HP LJ 4250/4350/4345

Mensagem  ney-alpha em Qua Out 10, 2012 12:18 pm

Revelando os segredos da remanufatura dos fusores para a HP LJ 4250/4350/4345
Por Daniel Singermann - Multiparts

Um dos fusores que mais complicação e dor de cabeça têm trazido aos técnicos são os fusores da série 4250 da HP. Podemos mencionar uma grande quantidade de defeitos que vão desde o atolamento de papel até a má fusão de toner no papel. Nesse artigo veremos alguns conselhos que serão úteis e onde analisaremos como o kit de reparo da HP LJ 4250 soluciona com êxito os problemas que se apresentam comumente nessa linha de fusores.

Instalação correta do filme

O filme que utiliza esse tipo de fusores é diferente de todos os outros. A simples vista notamos que a matéria prima utilizada é diferente dos outros já que o filme é metálico ao invés dos tradicionais de teflon.

O primeiro cuidado que precisamos ter é o de retirar os encaixes ou contatos com o aquecedor ou calefator cerâmico. Devemos cuidar para não quebrar a trava. Se quebrarmos a trava não é possível desconectá-lo e a impressora mostrará um erro de fusor.

Por outro lado o heating tem uma trava que precisamos tirar sem quebrar, já que essa trava manterá a cerâmica em seu lugar e garantirá que o bushing do conjunto de fusão não saia do lugar.



Retire o encaixe do calefator sem romper a trava. Levante com a chave de fenda sem quebrá-la

Uma vez retirada a trava podemos retirar a bucha e o filme danificado.
Devemos limpar com álcool isopropílico a superfície exposta da cerâmica, tirando todo o resto da graxa velha ou de toner queimado que houver.




Retiramos o bushing do calefator. Retiramos o filme danificado.






Limpe o heating com álcool isopropilico.

Por último temos que aplicar graxa sobre o calefator que permita que o filme novo gire livremente. Quando terminarmos de colocar a quantidade de graxa necessária instalamos o novo filme, certificando-se que seja colocado na posição correta. Em uma extremidade do filme tem uma borda dourada mais larga que o outro e essa borda deve coincidir com um contato que tem na tampa metálica do fusor.


Coloque graxa para lubrificar o novo filme. Instale o novo filme respeitando a posição.

Mancha ou Fantasma com repetição


Mancha repetitiva que se degrada

Esse tipo de defeito se caracteriza por repetir na folha parte da imagem de uma maneira não tão clara como a original, degradando-se em cada repetição. É um defeito similar ao causado por um PCR danificado.

Os motivos para seu aparecimento são vários. Um deles tem a ver com o fato do cabo que fornece a carga negativa na superfície do filme estar desconectado. Pode ser que o cabo não esteja instalado, o contato danificado ou que o filme tenha sido colocado ao contrário e esse contato – que são como “pelinhos” – fique trabalhando com a borda mais estreita do filme ao invés de trabalhar com a borda dourada mais larga.
De outro lado, o heating ou calefator cerâmico tem uma película fina que cobre toda a superfície exposta. Se essa película se danifica pode produzir uma falha similar a que estamos tratando.

Outro motivo para esse tipo de problema pode ser o excesso de graxa ou uma graxa que não seja compatível com esse tipo de fusor. Em Multiparts, depois de muitos meses de pesquisa conseguimos uma graxa que tem as propriedades corretas para funcionar de maneira eficiente com esse tipo de fusor. O ponto de gotejamento, o tipo de óleo e a espessura da graxa Multiparts cumprem com os requisitos dos fusures dessa linha. Essa graxa essa incluída no nosso kit de reparo para a HP 4250.

Atolamento de papel

O atolamento de papel ocasionado por um fusor pode acontecer por falta de graxa. Temos que entender para que utilizamos graxa entre o heating e o filme. Não queremos dissipar temperatura, mas lubrificá-lo apropriadamente. Se colocarmos pouca graxa o filme não girará e teremos atolamento de papel.

Os atolamentos podem acontecer também devido a um rolo de pressão danificado ou não compatível. O kit de reparo da HP 4250 inclui um rolo de pressão original que já demonstrou um funcionamento confiável.
Se as buchas do rolo de pressão estão gastas e não há uma pressão igual, podemos ter atolamento de papel.

Em algumas poucas ocasiões o problema de atolamento se deve a sensores sujos, mal colocados ou que deixaram de funcionar e precisam ser substituídos.

Folhas amassadas


Hojas arrugadas

Quando um fusor amassa as folhas geralmente é devido ao rolo de pressão, que pode estar em mal estado ou fora das especificações do modelo. Como vimos mencionando, o kit de reparo para a HP 4250 inclui um rolo de pressão original que elimina esse problema de raiz.

Se a bucha do rolo de pressão estiver gasta ou se não houver uma pressão igual, pode haver enrugamento do papel.

Também o uso de folhas com alto teor de umidade pode ser uma causa desse tipo de problema.

Ruídos anormais durante o funcionamento

Os ruídos anormais nesses fusores acontecem por causa da engrenagem do rolo de pressão que está danificado e deve ser substituído.

Pode ser esse o motivo do barulho e até do atolamento na engrenagem de encaixe da impressora com o fusor ou o swing plate – como vimos na edição anterior da revista – ou o uso de algum tipo de graxa não compatível que se queime sobre o calefator e comece a frear o filme, algo que se evita utilizando a graxa incluída no kit de reparo da HP 4250.

Por último há uma rebarba verde na parte superior do fusor que se utiliza para retirar folhas que tenham sido enroscadas podendo produzir ruídos e podemos lubrificá-la colocando um pouco de graxa em seu eixo.




Coloque um pouco de graxa para eliminar o ruído. Substitua a engrenagem do rolo de pressão


O toner não se funde no papel

Toner mal fundido sobre a folha


Se montarmos errado o fusor é provável que o toner não se funda por falta de pressão. O mesmo acontecerá se utilizarmos uma quantidade de graxa maior que a necessária, já que estaríamos lubrificando mas também produzindo uma maior dissipação da temperatura.

Uma coisa que faz com que o toner se funda apropriadamente uma vez atingida a temperatura necessária é o uso de um filme que cumpra com todas as especificações para esse modelo de fusor. A Mutiparts oferece um filme de origem japonesa que apresenta ótimos resultados permitindo a correta adesão do toner sobre o papel. Esse filme está incluído junto a graxa e ao rolo de pressão original no kit de reparo da HP 4250.
Se o toner se solta só de um lado pode ser que a bucha do rolo de pressão esteja gasto e não haja uma pressão igual.

Um componente que pode estar funcionando mal e fazer com que o toner não se funda na folha é o termostato. Se esse elemento informa à impressora uma temperatura incorreta, o calefator se apaga e não dará ao toner o calor necessário. A solução nesse caso é a substituição do termostato ou a aquisição de um fusor novo.

Erros numéricos na HP LJ 4250/4350

Nesses modelos de impressoras o erro 50 é associado com o fusor. Esse tem algumas variáveis, que consideramos a seguir.

• 50.1 indica que o fusor não alcançou a temperatura necessária para funcionar. Os motivos podem ser o termostato com funcionamento anormal, o heating danificado, ou a utilização de um filme que não cumpra com as especificações e termina dissipando grande quantidade de calor. Em alguns casos excepcionais o problema pode estar no circuito de controle do fusor, localizado dentro da impressora.

• 50.2 alerta sobre um problema do fusor no momento de ligar o calefator, como por exemplo que a temperatura aumente muito devagar, algo relacionado diretamente ao calefator cerâmico ao heating ou ao próprio termostato que está enviando a informação incorreta.

• 50.3 sinaliza que o fusor elevou a temperatura acima dos parâmetros normais. Um causador disso pode ser o termostato que informa mal a temperatura de nosso heating, já que se se excede realmente a temperatura há outros métodos de proteção que se ativarão.

• 50.4 aparece quando há uma falha do fusor e para determiná-lo temos que revisar cada um dos componentes elétricos que o integram.

• 50.5 indica que o fusor foi instalado corretamente. Nesse caso temos que revisar as conexões e assegurarmos que estejam em bom estado.

• 50.6 esse é o último dos erros relacionados ao fusor e nos indica que o circuito elétrico está aberto, algo que na maioria dos casos se deve a um termoswich que está cortado e fornece voltagem ao heating.
Vida útil reduzida

Alguns técnicos que reciclam esses fusores perceberam que com pouco tempo devem recondicioná-los novamente, substituindo o filme, rolo de pressão ou lubrificando novamente. O motivo disso é o uso de materiais compatíveis de baixa qualidade ou incompatíveis.
O kit de reparo para a HP 4250 foi testado em impressoras de uso intensivo para poder garantir a duração correta do fusor recondicionado.

Conclusões

Há muitos colegas que diante de falhas como as mencionadas nesse artigo providenciam o reparo com materiais compatíveis que não dão o resultado esperado. Muitas vezes após a substituição da parte o problema continua ou aparece outro diferente. Isso frustra muitos técnicos. Mas o problema não está na técnica de substituição, mas no material utilizado. Um conjunto de peças de qualidade como as incluídas no kit de reparo para a HP 4250 garante a solução definitiva.

Sobre a Multiparts

A Multiparts é uma empresa líder no mercado de distribuição de partes e peças para impressoras laser, inkjet, matricial e plotters.

Para entrar em Contato com nossa equipe de vendas:
email ou MSN: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Tel.: 54-11-4918-3201
O visite-nos no site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Tel.: 54-11-4918-3201 O visite-nos no site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] alt="" />
avatar
ney-alpha
Admin

Mensagens : 84
Data de inscrição : 08/05/2012
Idade : 41
Localização : Criciuma/SC

Ver perfil do usuário http://reparoemimpressoras.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum