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*** Checklist para a solução dos problemas de instalação do fusor ***

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*** Checklist para a solução dos problemas de instalação do fusor ***

Mensagem  ney-alpha em Ter Out 30, 2012 9:45 am

*** Checklist para a solução dos problemas de instalação do fusor ***
13.XX
A maioria dos códigos de erro das impressoras HP indica o que ACONTECEU, com uma exceção: o código de erro 13.XX. Esse código normalmente indica o que NÃO aconteceu, o que o torna tão confuso, dificultando a solução do problema. Para diagnosticar efetivamente o código 13, muitas pequenas informações são necessárias na determinação do problema: > os rolos anteriores ao enroscamento não estão girando ou capturando o papel.
- o código específico (incluindo qualquer mensagem de texto)
- Onde estão todas as páginas e onde ocorreu o enroscamento
- Se alguma das páginas estiver presa no caminho, podemos assumir:
- Existe uma obstrução no caminho do papel
- Se os rolos anteriores ao papel não estiverem girando ou não estiverem capturando e alimentando a máquina com o papel
- Se as páginas estiverem presas depois do rolo de transferência há impressão no papel
-De qual bandeja o enroscamento acontece. É essencial que a bandeja 1 (bandeja de alimentação manual) seja devidamente testada, independente do seu uso já que tem diferentes caminhos de papel das outras bandejas.

Um exemplo específico vai ajudá-lo a demonstrar como se aproximar do código 13, e como cada pedaço de informação aumenta as chances de um diagnóstico correto.

Vamos imaginar que a HP4200 mostre o erro “13.03 enroscamento na bandeja”. O que deve ser consertado ou substituído? Temos informações suficientes? A descrição para o erro 13.03 explica que o papel não atingiu o topo do sensor de página em tempo. Isso significa que o sensor falhou ou que o papel nunca chegou até o sensor? Onde está a borda do papel quando o papel pára? Nesse exemplo assumimos que o papel está abaixo do cartucho de toner, a direita do rolo de transferência e não há nada impresso na pagina. Essa informação adicional é útil para determinarmos a solução mais adequada do problema.
O que acontece com a outra bandeja? Testar todas as bandejas pode ajudá-lo a reduzir as possibilidades. Tenha em mente que o problema até esse ponto pode ter várias origens. Pode ser um problema de encaixe de papel, de alimentação de papel, um problema físico ou uma falha do sensor. Para esse exemplo a bandeja 3 também mostra um código de erro 13.03, com o papel parando no mesmo lugar. Isso nos diz que o problema provavelmente não é um problema de coleta da bandeja 2. A chave do problema é como a bandeja 1 se comporta.

Testar a bandeja 1 é um passo normalmente negligenciado, mas que fornece uma enorme gama de informações. Nesse cenário, a bandeja 1 funciona bem. Isso indica que há algo diferente entre a bandeja 1, e as bandejas 2 e 3 são as causas do problema. Na 4200, o conjunto do rolo de alimentação é utilizado para levar o papel da bandeja 2 para a 3, mas não para a 1.

Tenha em mente que o enroscamento de papel 13 pode ser causado por várias coisas: rolo pick up (rolo de tração de papel), conjunto de coleta, conjunto de alimentação, fusor, falha de indicação ou mola fora do lugar, ou qualquer parte do conjunto de papel. O código de erro sozinho não é suficiente para resolver a maioria dos problemas de enroscamento. Certifique-se de coletar o máximo de informações possíveis antes de trocar a peça.

50 Serviço

O código de erro 50 serviço é um problema de aquecimento do fusor. Isso significa que o fusor não está esquentando ou que não está esquentando a tempo, ou ainda não consegue manter a temperatura requerida para fundir o toner. O código de erro irá desaparecer totalmente quando o problema for solucionado e a peça substituída; há um ,porém, que só é aplicado a impressoras antigas (veja abaixo). As partes responsáveis pelo aquecimento do fusor e pelo fusor em si, a fonte de energia e o controlador DC. Se, depois de substituir o fusor, o código de erro não desaparecer, faça o seguinte:
- Teste o fusor original.
- Cheque os contatos e conexões do fusor (as vezes ao embalar e embarcar um produto perde-se conexão)
- Teste a resistência Ohmica do fusor, há literatura específica, mas normalmente todas dizem que o fusor está ok.
- Substitua a fonte de energia
- Substitua o controlador DC
- Cheque a voltagem de entrada (a energia vinda do cabo de alimentação), muitos equipamentos ligados no mesmo circuito podem limitar a voltagem disponível para a impressora e causar uma série de problemas.

Impressoras HP mais antigas (LJ 2/3/2D/3D, 2p/3P/3P+, 4L/4P, 5P/6P, 4/4+, 5)

- Essas impressoras mais antigas têm um circuito de tempo dentro do controlador DC. O circuito de tempo é um capacitor e um resistor em série, que uma vez ligado, mantém a carga enquanto o resistor descarrega a voltagem lentamente. O circuito de tempo utilizado em uma impressora HP leva aproximadamente 20 minutos para perder totalmente a carga.
- Se você tem um código de erro 50 em um dos modelos acima, comece desligando a impressora e deixe-a desligada por 20 minutos. Para as LJ 4200, 4240, 4250, 4300, 4350 o código é 50.5
-50.5 significa que foi instalado um fusor errado na impressora, ainda que o código 13.20 seja normalmente um indicativo de enroscamento de papel, na 42XX e na 43XX vimos que a instalação de um fusor errado causa o erro 50.5 ou o 13.20 após a instalação do mesmo:
Verificar o modelo da impressora que está sendo utilizada (informação abaixo da porta do cartucho de toner). Muitas vezes essas máquinas têm problemas de identificação ou tiveram a tampa errada instalada nas mesmas.
o 4200 = Q2425A, Q2426A, Q2427A, Q2428A, Q2446A, Q2447A
o 4300 = Q2431A, Q2432A, Q2433A, Q2434A, Q2435A, Q2448A
o 4240 = Q7785A
o 4250 = Q5400A, Q5401A, Q5402A, Q5403A, Q5404A
o 4350 = Q5407A, Q5408A, Q5409A, Q5410A

- Se você não conseguir identificar o modelo da impressora pelo número, outra maneira de ver com que impressora você está trabalhando é olhar os números do fusor original para certificar-se que são iguais: (Figura 1ª e 1b)
o 4200 RM1-0013 Kit = Q2429A
o 4300 RM1-0101 Kit = Q2436A
o 4240/4250/4350 RM1-1082 Kit = Q5421A


Imagem dupla/Defeito repetitive/Impressão deslocada:

- Elemento aquecedor contínuo (Sleeved Fuser) (LJ 1XXX, 2XXX, 3XXX, 4XXX, 5XXX, CLJ 2500/2800, 3XXX, 4600/50, 5500)

- o fusor original apresenta o mesmo problema? Qual foi a razão para a troca o atual fusor?
Se o problema original for o mesmo, há uma grande chance de que você tenha outro problema na impressora, talvez um fornecimento baixo de energia ou um controlador DC ruim.
- Se isso é um problema novo imprima de 50 a 100 páginas com o fusor atual. Isso melhora ou piora o problema? Antes de substituir qualquer elemento aquecedor imprima outras 100 páginas. A imagem dupla pode estar ocorrendo pela má distribuição da graxa/lubrificante através da manga, e não estar transferindo o calor de maneira adequada para o papel.
- Fusor tradicional com lâmpada que possuem ajuste de pressão/envelopes: LJ 4, 5si, 8000, 8100/50, 9000/50, CLJ 8500, 9500

- Fusor tradicional com lâmpada: LJ 2, 3, 2p, 3p, 3si, 4si, 4+, 5, CLJ4500/50
- Se o fusor possui ajuste de nível de pressão, será que ele está na posição inferior?
- o fusor original tem o mesmo problema? Se a resposta for positiva as peças abaixo podem ser o problema:
o Fonte de alimentação (Em qualquer forma, AC PS, LV PS, PS Board, ECU)
o Controlador DC
o Mídia ou Toner

-Ajuste a temperatura do fusor, se essa opção estiver disponível no menu, imprima um mapa do Menu ou cheque o manual de serviço para ver se essa opção está disponível.

Prega/Vinco na página
-Está acontecendo com todos os tamanhos e tipos de papel ou só com determinado tamanho de papel? Se for com um tamanho específico, qual é?
-Isso acontece em todas as bandejas? (imprima uma página de teste para verificar)
-Quando você desfaz o vinco, há toner impresso no vão ou está em branco?
- Linha branca – Isso significa que o vinco acontece antes do fusor;
Conjunto de registro
Cheque se isso está acontecendo em todas as bandejas
- Toner na dobra – isso significa que o vinco acontece no fusor
Reencaixe o fusor
Certifique-se que o nível de liberação de pressão esteja abaixo do fusor

Barulho estridente depois da instalação do fusor:
• 2400 & P3005/M3027/ M3035
o 2400/P3005 – Você substituiu as engrenagens que guiam o fusor? P/N – KIT-GEAR-P3005-PNO
o P/N – KIT-GEAR-2400-PNO
• 4200, 4240, 4250, 4300, 4350, 4345, & M4345
o Você substituiu o prato de balanço?
P/N – RM1-0043-000, P/N – 5851-2766
• Nas outras impressoras
o Cheque as engrenagens do fusor, certifique-se que elas estejam completamente travadas
o Cheque as engrenagens que guiam o conjunto do fusor
o O fusor também pode guiar outros equipamentos dependendo da impressora com que está trabalhando. Cheque os conjuntos:
 Sistema de saída (output assembly)
 Sistema de Separação (Diverter Assembly)

Conclusão:
Checar esses itens antes fará com que seu cliente não necessite de uma segunda chamada de serviço. Procure também pelo novo “solucionando problemas na instalação do fusor” na Parts Now! kits de manutenção e pacotes de fusor recondicionado. Essa lista cobre os problemas mais comuns enfrentados pelos técnicos e oferece soluções simples para reduzir custos, evitar problemas desnecessários, melhor oferecer a seu cliente maior lucro na impressão!
Para mais informações visite o site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

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